Os Esportes no Japão

karepost-EsportesNoJapao-blog
Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre as principais modalidades esportivas praticadas no Japão. Será interessante repararmos em como tradição e inovação caminham de mãos dadas neste quesito no Japão atual.

Os esportes mais praticados

Falar sobre as modalidades mais praticados não é algo definitivo – o que faz sucesso hoje, pode não fazer amanhã. Mas, de um modo geral, os esportes abaixo estão entre os mais populares no Japão atualmente.

O 相撲すもう (sumou), conhecido no Ocidente como “sumô”, é o primeiro esporte que vem à cabeça quando pensamos no Japão. Apesar disso, pouca gente sabe detalhes sobre as regras deste esporte. O objetivo da luta é que o atleta, chamado de りき (rikishi) ou 相撲すもうり (sumoutori) é empurrar seu adversário para fora do ringue, chamado de ひょう (dohyou), ou fazer o oponente tocar o chão com alguma parte do corpo que não seja a sola dos pés.

Os campeonatos de sumô no Japão são muitos, todos organizados e geridos pela Federação Japonesa de Sumô, conhecida lá como 日本にほん相撲すもうきょうかい (nihon sumou kyoukai).

Outra arte marcial popular no Japão é o judô, lá chamado de じゅうどう (juudou). É uma arte marcial derivada de outra mais antiga, e que nasceu no Japão e hoje é difundida no mundo todo.

A entidade responsável por organizar os principais campeonatos de judô no Japão é a ぜん日本にほんじゅうどうれんめい (zennihon juudou renmei), que significa, literalmente, Federação de Judô de todo o Japão.

O beisebol, chamado de きゅう (yakyuu), é, talvez, o mais popular dos esportes considerados ocidentais no Japão. Desde o final do século XIX o beisebol está presente no Japão.

O fascínio é tão grande que muitos campeonatos não profissionais também contam com grandes públicos e também são televisionados. No entanto, obviamente, a liga profissional de beisebol é a mais aclamada pelos japoneses. Ela se chama プロきゅう (puroyakyuu), conta com um line-up de doze equipes, mantendo o mesmo formato desde sua última reformulação em 1.950.

Já o futebol que tanto conhecemos no Brasil, lá chamado de サッカー (sakkaa), também é conhecido e difundido no Japão, sendo talvez um dos esportes mais populares por lá. Parte dessa ascensão do futebol no Japão se deve em parte ao trabalho do craque brasileiro Zico por lá.

Hoje, embora o Japão não tenha bons históricos em Copas do Mundo, o Japão conta com um bom número de competições oficiais por lá. A entidade responsável pelos campeonatos é a 日本にほんサッカーきょうかい (nihon sakkaa kyoukai), a Associação de Futebol do Japão.

Entre os principais campeonatos, destacam-se a Jリーグ (Jay riigu), J-League, também chamada de 日本にほんプロサッカーリーグ (nihon puro sakkaa riigu), a Liga de Futebol Profissional do Japão; a てんのうはいぜん日本にほんサッカーせんしゅけんたいかい (tennouhai zennnihon sakkaasenshu kentaikai) , conhecida como Copa do Imperador; e a ゼロックススーパーカップ (fuji xerox suupaa kappu), por motivos de patrocínio chamada de Fuji Xerox Super Cup, é uma espécie de Recopa, na qual o atual campeão da J-League enfrenta o campeão da Copa do Imperador.

Outros esportes

Naturalmente, há vários outros esportes bastante praticados e apreciados no Japão. Podemos citar alguns esportes de inverno ou náuticos, como snowboard, esqui, patinação, além de automobilismo, vôlei, tênis e tênis de mesa.
Assim como em quase qualquer país, o Japão tem uma diversidade de esportes muito saudável.
E você: qual seu esporte favorito?

Sentenças de exemplo

ぼくきゅういちいんです
Eu sou membro de um clube de beisebol.

僕 significa “eu”. 野球部 é um clube de beisebol, normalmente um clube escolar ou da universidade. 一員 significa “membro”.

相撲すもうぜんぜんからない
Não entendo nada de sumô.

相撲 significa “sumô”. 全然 em uma frase negativa quer dizer “nada”, no sentido de “absolutamente nada”. 分からない é a forma negativa de分かる, o verbo “entender”.

昨日きのうはサッカーせんしゅった
Ontem, conheci um jogador de futebol.

昨日 significa “ontem”. サッカー quer dizer “futebol” e 選手 significa “jogador”, mas o ideal é memorizar ambas juntas como uma expressão. 出会った é o passado de出会う, que é o verbo “conhecer”, no sentido de conhecer alguém pela primeira vez.

かれはスポーツのあいこうしゃ
Ele é um amante de esportes.

彼 significa “ele”. スポーツ quer dizer “esportes”. 愛好者 quer dizer “amante”, “entusiasta”, alguém que gosta muito de alguma coisa.

Gostou? Agora é hora de aprender mais japonês!

Gostou do artigo? Tem algum conhecimento para compartilhar? Você pode deixar o seu comentário abaixo ou inserir o seu e-mail para receber nosso livro digital Desvendando a Língua Japonesa, e assim começar a aprender japonês agora mesmo!

Últimos comentários
  1. Mauro Serra 2 de Março de 2016
  2. Aaron Wendell 12 de Março de 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *