Artes Marciais em japonês

O Japão possui uma tradição milenar, capaz de enriquecer como pessoa qualquer um que se aprofunde mais no assunto. Dentre sua cultura tradicional, músicas, entretenimento e tecnologia, uma das coisas pela qual o Japão é mais conhecido são as suas artes marciais.

Se você é um praticante ou entusiasta de alguma arte marcial japonesa, aprender um pouco mais de japonês lhe permite acessar um conhecimento muito mais profundo no assunto! Assim, neste artigo abordaremos um pouco da etimologia dos nomes das principais artes marciais japonesas. Você aprenderá o significado de cada kanji (ideograma japonês) que forma o nome da arte.

artes-marciais-em-japones

Como se diz Artes Marciais em japonês?

A palavra para artes marciais é 格闘技.

kakutougi-artes-marciais-em-japones

Ela deve ser lida da seguinte forma, em hiragana (sistema de escrita fonético do japonês): かくとうぎ. De forma romanizada, ficaria kakutougi.

O primeiro kanji, 格, significa “status”, “capacidade”. O segundo, 闘, significa “luta”, guerra” (também é usado no verbo 闘う, o verbo “lutar”). E, por fim, o 技, pode ser traduzido como “técnica”, “arte” ou “perícia”. No entanto, também é bastante comum ver o termo ser abreviado apenas como 格闘 (かくとう).

Outra palavra para designar artes marciais é o ()(どう) (budou), também conhecido como o “Caminho Marcial” ou o “Caminho da Guerra”. Seu primeiro kanji, o 武 significa “guerra”, “arte marcial”, ou ainda “força militar”. E o 道 é um kanji que significa “caminho”. O interessante é que apesar de parecer algo agressivo, esta concepção defende que não há inimigos externos: o único inimigo está dentro de nós mesmos.

O que talvez você já tenha percebido é que várias artes marciais também têm seus nomes escritos com kanjis, cada uma tendo seus significados. Inclusive, com algumas características em comum.

Vamos conhecê-las?

Nomes de artes marciais em japonês

Talvez uma das mais conhecidas seja o karatê. Em japonês, o nome se escreve (から)(). O kanji 空 pode significar “céu”, mas não é o caso aqui. Neste contexto, ele tem a leitura から (vazio). O 手 é o ideograma para “mãos”. O que talvez muitos não saibam é que 空手 é na verdade uma abreviação de (から)()(どう). O kanji 道 significa “caminho”.

karate-kanjis-em-japones

Ou seja, o karatê pode ser entendido como “o caminho das mãos vazias”

Já o famoso Judô, é escrito em japonês (じゅう)(どう). A primeira curiosidade é que a romanização correta deveria ser “juudou” ou ainda Jūdō. O kanji 柔 dá a ideia de “suavidade”. E o 道, conforme já vimos no começo deste artigo, significa “caminho”.

judo-kanjis-em-japones

Ou seja, o judô é o “caminho da suavidade”, devido a toda a filosofia inerente a esta arte marcial.

Há também o “aikidou”. Ele é escrito (あい)()(どう).

aikido-kanjis-em-japones

Começando pelo fim, aqui temos o 道, que a esta altura você já memorizou como “caminho”. O kanji 合 significa literalmente “reunir”, “juntar”. Em um sentido mais amplo, ele também é interpretado como “harmonia”, no contexto de entrar em sintonia com diferenças”. O 気 pode significar “mente”, espírito”, “energia vital” e outras coisas parecidas.

Ou seja, não é exatamente uma palavra de fácil tradução para o português, mas analisando seu kanjis, é possível entender seu conceito.

É comum alunos de japonês que também praticam alguma arte marcial começarem a ficar impressionados após aprenderem kanji, e ver que todos os nomes fazem sentido!

Sentenças de exemplo

Que tal aprender algumas sentenças em japonês utilizando algumas destas palavras? Sentenças é a segunda melhor forma de internalizar o seu novo vocabulário (a primeira são textos, que também são compostos por sentenças). Você pode escutar o áudio de cada sentença para praticar a leitura da escrita japonesa!

(じゅう)(どう)(れん)(しゅう)しています。
Praticar judô.

練習しています significa “está praticando”. Você pode trocar a palavra 柔道 para dizer que está praticando qualquer outra arte marcial, esporte ou habilidade.

(から)()()()(もち)いない(かく)(とう)()である。
O karatê é uma arte marcial que não usa armas.

武器を用いない significa “não utiliza armas”. No final, o である é uma forma de dizer “é”, mais utilizado quando estamos explicando um conceito ou definição.

(じゅう)(どう)では(ちから)より(わざ)のほうが(たい)(せつ)である。
No judô, a técnica é mais importante que a força.

A estrutura “AよりBのほうが” é utilizada para dizer que “B é mais do que A”.

(にい)さんは8(ねん)(かん)(あい)()(どう)をやっていた。
Meu irmão mais velho fez aikidou por oito anos.

O verbo やる (neste sentença conjugado como やっていた) é usado em diversas situações com a ideia de fazer e realizar uma ação.

Outras artes marciais

E não para por aí, existem centenas de artes marciais originárias do Japão com seus nomes escritos em kanji. Abaixo, uma lista de mais algumas:

  • 抜刀術(ばっとうじゅつ / battoujutsu
  • 剣道 (けんどう / kendou)
  • 剣術 (けんじゅつ / kenjutsu)
  • 拳法 (けんぽう / kenpou)
  • 忍術 (にんじゅつ / ninjutsu)
  • 相撲 (すもう / sumou)

Gostou? Agora é hora de aprender mais japonês!

Gostou do artigo? Tem algum conhecimento para compartilhar? Você pode deixar o seu comentário abaixo ou inserir o seu e-mail para receber nosso livro digital Desvendando a Língua Japonesa, e assim começar a aprender japonês agora mesmo!

Últimos comentários
  1. Eliane 3 de novembro de 2015
  2. Caio Queiroz 14 de novembro de 2015
  3. hamilton 14 de novembro de 2015
    • Leonardo 29 de abril de 2016
  4. Lud 30 de novembro de 2015
  5. Armando Parussoli Junior 10 de janeiro de 2016
  6. Guilherme Souza 30 de janeiro de 2016
  7. Leonardo 29 de abril de 2016
  8. Marcelo 17 de outubro de 2016
  9. marcelo Passos 21 de dezembro de 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *