Como Viajar ao Japão #2 – Hospedagem e Roteiro de Viagem
Chegamos a segunda parte da nossa série sobre Como Viajar ao Japão. Para que você possa se preparar esta experiência inesquecível da melhor forma possível, falaremos agora sobre como reservar um local para se hospedar no Japão e também sobre o seu roteiro de viagens. Você aprenderá que é possível ter a sensação de como é morar no Japão, mesmo em sua viagem de turismo!
Lembrando que este é o segundo artigo de uma série, se você ainda não leu o primeiro, clique aqui para acessá-lo.
No primeiro artigo desta série, aprendemos que a sequência de realização de uma viagem ao Japão é: 1- Compra da passagem aérea; 2- Reserva das hospedagens; 3- Tirar o visto. Se você já leu o primeiro artigo, aprendeu quais são as principais companhias aéreas que fazem voos para o Japão e como pesquisar preço de passagem.
Uma vez com as datas definidas e as passagens de ida e volta compradas, é hora de fazer um roteiro de viagens e procurar lugares para se hospedar.
Roteiro de Viagens
O roteiro de viagens é necessário tanto para tirar o visto para o Japão, quanto é uma etapa importante para o seu planejamento. Se você é uma pessoa que gosta de viajar de forma mais livre, decidindo dia após dia para onde ir, fique tranquilo que este roteiro pode ser flexibilizado depois. Ele é necessário para tirar o visto no consulado japonês.
Esboce um roteiro com as cidades você deseja visitar. Quais cidades você gosta? Quando você pensa em Japão, quais locais vem em sua mente? Tire um tempo para imaginar onde gostaria de ir, lembre-se da natureza ou dos prédios, dos monumentos ou das montanhas.
As cidades mais populares entre os turistas estrangeiros são Tóquio, Yokohama, Osaka, Kyoto e Hiroshima. Pesquise um pouco sobre cada uma delas para decidir quais visitar de acordo com a duração de sua viagem. Em cidades como Tóquio, Osaka e Kyoto, não vale a pena passar apenas um, dois ou três dias em cada uma delas. Um roteiro muito interessante para sua primeira viagem seria passar 7 dias na região de Kantou, visitando Tóquio, Yokohama e seus arredores, e depois 7 dias na região de Kansai, visitando Osaka, Kyoto e Kobe.
O Monte Fuji fica no meio do caminho, mas caso queira visitá-lo, pesquise antes se na época do ano em que estiver indo ele não está coberto por nuvens.
O principal meio de transporte no Japão são os trens. Você pode deslocar-se por praticamente qualquer parte das cidades médias e grandes através dos trens e metrôs. Para ir de Tóquio (região de Kantou) até Osaka ou Kyoto (região de Kansai), você pode pegar o famoso trem-bala (shinkansen) e realizar esta viagem em pouco mais de três horas.
Viajar de trem-bala é uma experiência incrível, pois lhe dá a oportunidade de ver diversos tipos de paisagens, plantações, natureza e cidades.
O site HyperDia permite que você pesquise as opções de trem. Na imagem abaixo, você pode ver uma simulação de uma viagem de trem-bala de Tóquio até Osaka.
No processo de tirar o visto, o consulado exigirá um formulário de cronograma de viagem preenchido. Neste formulário, você incluirá a cidade que pretende estar em cada data, os locais que pretende visitar e o endereço do local que irá hospedar-se. Você pode ver um exemplo deste formulário clicando aqui.
Hospedagem
Para preencher o formulário do cronograma de viagens, você deve ter o local em que irá se hospedar definido e reservado. Dependendo do tipo de hospedagem você optar, essa reserva pode ser feita gratuitamente, pode ser que seja cobrada apenas uma taxa de serviço ou pode ser necessário pagar tudo antecipadamente. Tudo depende do tipo de local que você escolher. Algumas pessoas optam por hospedagens mais econômicas, outras preferem mais luxo e conforto.
Os três principais tipos de locais para se hospedar são:
- Hotel: Os tradicionais hotéis, onde você se hospeda em um quarto, normalmente com banheiro e serviço de arrumação todos os dias.
- Hostel/Albergue: Uma opção mais econômica, normalmente com quarto e banheiro compartilhado com outros viajantes. Ótimo para pessoas que desejam fazer amizades pelo caminho.
- Apartamentos: Algumas empresas e serviços, como a Sakura House e o AirBnB.com, oferecem a possibilidade de você alugar um apartamento completo, totalmente mobiliado, para curtos períodos. Nesta modalidade, você pode experienciar como é morar no Japão!
Um bom site para procurar hotéis e hostels é o Booking.com. Vamos simular abaixo uma busca por locais em Tóquio:
Esta busca retornou locais com diárias a partir de R$70,00 (aposto que você não esperava este tipo de preço!). O ideal é que você explore o site, alterando os filtros localizados no menu esquerdo, vendo a descrição dos hotéis, as avaliações feitas pelos usuários e a localização. Caso queira encontrar apenas hostels, marque esta opção no filtro “Tipo de Propriedade”.
Falando um pouco de minha primeira viagem, como fiquei mais de um mês em Tóquio, com viagens rápidas para outras cidades, aluguei um apartamento pela empresa Sakura House. Esta é uma boa alternativa também. A diferença é que não haverá serviços de quarto, mas você terá um apartamento todo mobiliado para você sentir como é morar no Japão! É necessário pagar uma reserva antecipada, via cartão de crédito, e depois pagar o valor total no momento do check-in.
Uma outra alternativa para a locação de apartamentos ou até mesmo apenas quartos em casas de japoneses, é o Airbnb.com, hoje o maior sistema de locação de imóveis do mundo. O Airbnb é extremamente seguro e confiável, pelo fato das propriedades receberem avaliações dos hóspedes. O pagamento deve ser feito antecipadamente via cartão de crédito ou Paypal. Os apartamentos são em locais totalmente residenciais, simulando muito bem a vida cotidiana no Japão. Experiência inesquecível!
Lembre-se de usar estes sites mesmo na etapa de planejamento de sua viagem, antes mesmo de ter uma data decidida. O motivo disto é que acompanhar o preço dos diversos tipos de hospedar lhe ajudará no planejamento financeiro de sua viagem!
No próximo artigo
No próximo artigo desta série, falaremos sobre o processo para tirar o visto japonês. O artigo já está no ar e você pode conferi-lo clicando aqui!
Luís Rafael eu estou querendo ir morar no Japão em no máximo 6 anos e queria saber como me prepar para morar lá, como é o custo de vida, como achar uma boa pousada para ficar por um tempo e como é o mercado de trabalho.
Já fiz algumas pesquisas mais nunca consegui encontrar nada. Poderia fazer uma aula explicando esses passos para quem quer ir morar no Japão?
Agradeço antecipado deste já.
Ass:Bruno Henrique
Bruno Henrique, Luiz Rafael já tratou desse tema em um outro material dele, se não me engano é um vídeo. Dê uma explorada nas páginas que você encontrará. Acho que ele tem um canal no YouTube também.
De qualquer forma, acho que se você não é descendente de japas, esquece, meu camarada. Porque, se quiser trabalhar, necessitará de um visto de trabalho e uma carta de convite da empresa que quer contratá-lo. Se quiser ir estudar, deverá ser selecionado em um dos processos de obtenção de bolsa de estudos.
Ele pode sim conseguir morar no Japão mesmo sem ser descendente só que é mais difícil… Eu tenho muita fé que vou morar lá mesmo não sendo descendente.
Ola 先生, minha dúvida está relaciona ao Airbnb.
Pois para tirar o visto caso você fique na casa de alguém o mesmo deve enviar um convite para você. Inclusive meu amigo que ficou em casa de amigos teve que mostrar uma foto com o pessoal da casa para mostrar que conhecia, E no Airbnb você fica hospedado em casas de moradores locais. Como o Airbnb é tratado no Japão? E nesse caso como funciona a questão do visto?
No caso do Airbnb, não é necessário o mesmo procedimento para o caso de hospedar-se na casa de um amigo ou parente. Basta informar que estará hospedado em um alojamento fornecido pelo serviço http://www.airbnb.com, com o endereço e as datas. :)
こんにちは! 先生 eu vi em um site que uma boa maneira de fugir um pouco da taxas de câmbio seria trocar reais por dólares e lá no japão trocar esses dólares por yene, já que o dólar está mais valorizado, esse método é útil? E como eu posso calcular essa conversão de uma maneira eficiente para evitar transtornos na minha futura Viagem? ありがとうございました!!!
estudei muito no Email do Luiz Rafael , mas não consegui fazer a rescrição por falta de verba
Sempre quis viajar para o japão desde pequeno, vejo que isso envolve uma série de fatores que devem ser bem planejadas além do idioma para aproveitar e se envolver muito mais com o país. Este post é uma boa base para começar a pensar nos planos de viagens, muito bom! Valeu Rafael.
olá boa tarde Luiz Rafael
por gentileza teria como você postar sobre o processo para tirar o visto e quais os tipos de Vistos??
fico aguardando seu retorno!
Este é o tema da próxima parte deste artigo!
Muito legal as dicas, mas esses japoneses são bem chatos, relatório de onde irá visitar, e se eu desistir de última hora e mudar de roteiro? E nas casas de famílias que hospedam, são japoneses mesmo ou são Brasileiros descendestes de japas?
Luiz amo as suas postagens, sou uma pessoa que gosta muito do Japão e que tem um real interesse em conhecer o país, então a minha dúvida é sobre os hotéis, sou nova mas já pesquiso sobre preços de passagens mesmo sabendo que sou muito antecipada pois pretendo ir para o Japão com 18 anos e ainda faltam 5 anos, mas enfim, vamos supor que o meu vôo dure 30 hora e eu vou sair no dia 20/12 e como só chegarei lá por volta do dia 22/12 tenho que pagar a hospedagem do dia 21? Como é que funcionaria a data de hospedagem? Obrigada
Você paga hospedagem a partir do dia que chegar no hotel, você precisa calcular que dia chegará no Japão (já no horário do Japão) e reservar a partir desse dia :)
Carnaval está chegando, férias a vista.
Olá. Estou estudando japonês pois um dos meus sonhos desde a época dos Tokusatsus (hehe) é conhecer o Japão. Tenho muito interesse na cultura do país, porém minha esposa prefere viagens onde possa comprar roupas, bolsas, etc, mas nada de kimono ou roupas locais. Produtos similares aos usados no Brasil mesmo.
Sempre que viajamos dividimos os dias para agradar a ambos.
Minha dúvida é se dá para encontrar lojas ocidentais facilmente e com custo razoável no Japão.
Um abraço a todos.
Oi Luiz
Adoro seus posts! Estamos planejando uma viagem ao Japão em jan\2018. Já passamos pela fase da compra das passagens e estamos começando a decidir os roteiros. Minha dúvida é sobre o site hyperdia. Estou pequisando várias possibilidades com ele, aprendendo algumas estações principais, etc. A minha dúvida é a seguinte: estamos pensando em adquirir o JR Pass, a questão é: todos os transportes que aparecer so hyperdia estão inclusos no JR Pass ou apenas os trem bala e aqueles que aparecem JR na frente?
Outra dúvida: chegamos em Haneda perto das 17:00. Porém o escritório que troca o JR fecha às 18:30, se nosso voo tiver um ligeiro atraso não chegaremos a tempo de trocar, nesse caso teremos que pagar o monorail até algum local que fique aberto até mais tarde para poder trocar?
Muito obrigada! Seus posta me ajudam muito no estudo básico de japonês tb. ありがとう