Religião no Japão

postReligiaoNoJapao-blog
Muitas pessoas perguntam e tem dúvidas sobre a religião no Japão, então vamos aprender um pouco sobre elas!

Principais religiões no Japão

Assim como em várias partes do mundo, a religião também está presente no dia a dia dos japoneses e em vários momentos da vida, como a apresentação no nascimento, as celebrações de passagem e no culto aos antepassados.

As principais religiões no Japão são o Xintoísmo しんとう (shintou) e o Budismo ぶっきょう (bukkyou), além do Cristianismo キリストきょう (kuristokyou) também estar presente em uma pequena parcela da população. Naturalmente, também há outras, mas essas são as que merecem certo destaque.

Um detalhe bastante interessante da cultura japonesa, é que uma parte considerável da população é xintoísta e também budista. Para os japoneses, ter uma dessas religiões não exclui a outra. Inclusive, em rituais de passagem de pessoas, ou mesmo em eventos anuais, é comum que se visite templos das duas religiões.

Falando do xintoísmo apenas, ele é praticado por grande parte da população japonesa.  A religião tem como característica os cultos à natureza e aos seus ancestrais, e suas divindades estão presentes em rochas, montanhas sagradas, árvores e outros elementos naturais. Os kanjis de xintoísmo, 神道, podem ser traduzidos como “caminho dos deuses”.

Já o budismo também é praticado por parte considerável da população. Sua base vem dos ensinamentos de Buda Shakyamuni, 釈迦牟尼しゃかむに, sobre o ciclo da vida, o carma (lei de causa e efeito), o renascimento, entre vários outros. O Budismo chegou ao Japão por volta do Século V e hoje é a quinta maior religião do mundo.

O Cristianismo também está presente no Japão, em uma pequena parcela da população. Foi introduzido no Japão pelo Missionário Jesuíta Francisco Xavier quando chegou em Kagoshima 鹿しま, acompanhado do jovem samurai Ansei Yajiro. Os Budistas de Kagoshima acabaram por expulsar os missionários.

Hoje, o Cristianismo no Japão apresenta números bem modestos se comparado às demais religiões, e se comparado à sua popularidade no Ocidente.

Para quem ama e quer conhecer mais a cultura japonesa, é muito legal ler um pouco sobre os ensinamentos de ambas as religiões, o que eles passam e ensinam. Quem sabe você não encontra a sua paz espiritual em uma delas. :)

Sentenças de exemplo

わたしぶっきょうからクリストきょうかいしゅうした
Eu me converti do Budismo para o Cristianismo.

私 significa “eu”. 仏教 quer dizer “budismo”, e クリスト教 quer dizer “Cristianismo”. 改宗した, passado de 改宗する, quer dizer se converter, falando em termos de religião.

ほんには、たくさんのしゅうきょうがありません
No Japão, não há muitas religiões.

日本 significa “Japão”. たくさん dá a ideia de “muitos”. 宗教 quer dizer “religião”. ありません significa “não haver”, “não existir”.

おおくのほんじんしゅうきょうです
Muitos japoneses não têm uma religião.

多く dá a ideia de “muitos”. 日本人 significa “japoneses”. 無宗教 quer dizer “não ter religião”.

Gostou? Agora é hora de aprender mais japonês!

Gostou do artigo? Tem algum conhecimento para compartilhar? Você pode deixar o seu comentário abaixo ou inserir o seu e-mail para receber nosso livro digital Desvendando a Língua Japonesa, e assim começar a aprender japonês agora mesmo!

Últimos comentários
  1. Marlene Goya Lotério 13 de agosto de 2014
  2. eriete 16 de novembro de 2014
    • Luiz Rafael 16 de novembro de 2014
    • Melissa 28 de fevereiro de 2016
  3. Renata 25 de junho de 2016
  4. Humberto 26 de agosto de 2016
  5. Vinicius Rodrigues 9 de novembro de 2018
  6. William 15 de outubro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *