Religião no Japão
Muitas pessoas perguntam e tem dúvidas sobre a religião no Japão, então vamos aprender um pouco sobre elas!
Principais religiões no Japão
Assim como em várias partes do mundo, a religião também está presente no dia a dia dos japoneses e em vários momentos da vida, como a apresentação no nascimento, as celebrações de passagem e no culto aos antepassados.
As principais religiões no Japão são o Xintoísmo
Um detalhe bastante interessante da cultura japonesa, é que uma parte considerável da população é xintoísta e também budista. Para os japoneses, ter uma dessas religiões não exclui a outra. Inclusive, em rituais de passagem de pessoas, ou mesmo em eventos anuais, é comum que se visite templos das duas religiões.
Falando do xintoísmo apenas, ele é praticado por grande parte da população japonesa. A religião tem como característica os cultos à natureza e aos seus ancestrais, e suas divindades estão presentes em rochas, montanhas sagradas, árvores e outros elementos naturais. Os kanjis de xintoísmo, 神道, podem ser traduzidos como “caminho dos deuses”.
Já o budismo também é praticado por parte considerável da população. Sua base vem dos ensinamentos de Buda Shakyamuni,
O Cristianismo também está presente no Japão, em uma pequena parcela da população. Foi introduzido no Japão pelo Missionário Jesuíta Francisco Xavier quando chegou em Kagoshima
Hoje, o Cristianismo no Japão apresenta números bem modestos se comparado às demais religiões, e se comparado à sua popularidade no Ocidente.
Para quem ama e quer conhecer mais a cultura japonesa, é muito legal ler um pouco sobre os ensinamentos de ambas as religiões, o que eles passam e ensinam. Quem sabe você não encontra a sua paz espiritual em uma delas. :)
Sentenças de exemplo
Eu me converti do Budismo para o Cristianismo.
私 significa “eu”. 仏教 quer dizer “budismo”, e クリスト教 quer dizer “Cristianismo”. 改宗した, passado de 改宗する, quer dizer se converter, falando em termos de religião.
No Japão, não há muitas religiões.
日本 significa “Japão”. たくさん dá a ideia de “muitos”. 宗教 quer dizer “religião”. ありません significa “não haver”, “não existir”.
Muitos japoneses não têm uma religião.
多く dá a ideia de “muitos”. 日本人 significa “japoneses”. 無宗教 quer dizer “não ter religião”.
Gostou? Agora é hora de aprender mais japonês!
Gostou do artigo? Tem algum conhecimento para compartilhar? Você pode deixar o seu comentário abaixo ou inserir o seu e-mail para receber nosso livro digital Desvendando a Língua Japonesa, e assim começar a aprender japonês agora mesmo!
Olá Luiz Rafael!
Sou descendente de japoneses, sansei. Sou casada com descendente de italiano e temos dois filhos. Eles tocam Taiko (tambor de Okinawa), estilo Eisá. Com isso mantém contato com a cultura japonesa. Aliás, este grupo tem como objetivo resgatar e disseminar a cultura Okinawana. Como um bom Nikkei (possoa que se interessa pela cultura japonesa) você deve conhecer um pouco da culruta de Okinawa. Se não conhece, vale a pena. Dê uma busca na internet. O grupo que eles frequentam é o Ryukyu Koku Matsuri Daiko (RKMD) com matriz em Okinawa e várias filiais na América do Sul e EUA, por conta da imigração (há vários vídeos no Youtube).
Mas, na verdade quero parabenizá-lo pela brilhante iniciativa. Apesar de descendente tenho grande dificuldade para aprender japonês. Mais por conta dos cursos, são muito “chatos”. Mas agora acho que achei o caminho, graças à você. Parabéns e sucesso sempre!
Abraço!
ola ! estou dando meus primeiros passinhos para aprender japones. Vou estudar pelo computador… nada de cursos por enquanto. nao tenho dindin disponivel agora. Parabens por disponibilizar materiais para nós iniciantes.. de forma gratuita. Pela Lei do Retorno sua recompensa é certa. Arigato (certo?) Ate qq hora
Obrigado pelo comentário Eriete. Sucesso em seu aprendizado!
Ola! Hj eu estou muito curiosa pra saber mais sobre o Japão, porque eu sempre sonhei em aprender a língua japonesa. Vou entrar em seu site pra eu continuar estudando essa língua pra um dia eu visitar lá! (Arigato gosaimasu) kkk por essa dica! Me ajudou muito.
Bom demais.
Bom artigo.
Que bom que gostou! =)
Bom proveito!
Parabéns! Adorei o conteúdo, estou estudando japonês e está me ajudando na minha prática espiritual. estava lendo e gostaria de saber mais.