Palavras em Japonês – Expandindo o seu vocabulário
Possuir um vocabulário grande é indispensável para entender e falar japonês. Apesar de ser impossível contar quantas palavras uma pessoa sabe (quantas palavras em português você sabe?), é fato que quanto maior o número de palavras em japonês que você sabe, maior a capacidade de compreensão, e quanto maior a capacidade de compreensão, melhor é a sua comunicação.
Afinal, você quer ter um vocabulário grande o suficiente para usufruir das coisas originais em japonês, não? Por isso, não basta memorizar frases simples de livros de conversação, é preciso ter um plano estratégico para desenvolver um rico vocabulário!
Eu já testei inúmeras formas de ampliar o vocabulário. Inclusive, eu fazia listas de palavras em japonês em um caderno e comprovei que esta é a pior das formas de aprender!
Neste artigo, vou compartilhar com você o que funciona quando o assunto é aprender novas palavras em japonês.
Antes de tudo
Antes de começar a aprender palavras em japonês, é indispensável que você já tenha entendido como funciona a escrita japonesa e já ter aprendido ao menos o HIRAGANA. Conforme eu expliquei neste artigo, não é possível aprender a falar japonês sem aprender também a ler, a não ser em condições especiais que provavelmente não são o seu caso (uma delas, por exemplo, é crescer em uma família japonesa e ter o japonês como primeira língua).
Por isso, comece o quanto antes a se familiarizar com a escrita japonesa e a aprendê-la, isto será fundamental para você começar a aprender palavras em japonês. Todos os textos, bons materiais e dicionários trazem as palavras escritas utilizando o alfabeto japonês e você precisará estar apto a lê-los.
Extraindo palavras em japonês de frases
O nosso cérebro trabalha melhor com associações. Se aquilo que você está tentando aprender estiver diretamente associado a coisas que você já sabe, acabará absorvendo muito mais rápido. Não sou neurocientista, mas sei de forma simplista que o cérebro trabalha com a formação de redes neurais, interligando as informações de acordo com a constância que elas aparecem juntas uma da outra. Basicamente, você acessará uma informação mais rápido se ela estiver próxima.
Desta forma, se aprendermos as palavras sempre através de frases, o aprendizado acaba tendo mais qualidade, pois em geral, as palavras possuem alguma relação entre si e podem ser utilizadas juntas quando estão dentro de uma sentença.
Memorizando as frases
Não é necessário anotar a frase ou as palavras em um caderno, isso é coisa do passado e é por isso que antes as pessoas não aprendiam japonês. Devemos aproveitar a tecnologia dos dias de hoje e utilizar um aplicativo de repetição espaçada, que garante que revisemos o conteúdo em um espaço de tempo de acordo com o quanto já conseguimos memorizar.
Você não pode estudar japonês da mesma forma que estudavam há 10 anos atrás. Você deve usar e abusar dos aplicativos e websites disponíveis nos dias de hoje.
Eu recomendo o Anki, que possui suporte para computador e smartphones.
Você pode criar cartas onde, na parte da frente, você insere a sentença, e na parte de trás, você insere todas as informações necessárias para compreendê-la. Assim, suas revisões consistirão em ler novamente a frase em japonês e verificar se você lembra o significado.
Na imagem acima, temos um exemplo de carta criada no Anki. Na parte da frente, inseremos a frase “ここは私の学校です”, que significa “Aqui é a minha escola”. Na parte de trás (back), inserimos todas as informações necessárias para entender a frase. No caso, a leitura das palavras em KANJI e também os significados.
Fazendo suas revisões, você estará relendo as sentenças estudadas e assim, de forma totalmente natural, acabará memorizando as palavras. As palavras sempre estarão dentro de um contexto (a sentença), o que faz com que você vá adquirindo segurança para utilizá-las corretamente depois.
Encontrando sentenças em japonês
As sentenças que você estudará devem estar de acordo com o seu nível atual de japonês. Talvez esta seja a etapa mais difícil para um iniciante, mas o seu objetivo é chegar a um nível onde você possa tranquilamente extrair sentenças de conteúdos reais em japonês, como livros, websites, mangás e revistas. Quando você está começando, você encontrará boas sentenças em materiais didáticos de japonês.
Esta é uma forma mais eficiente de se utilizar os materiais didáticos. Ao invés de fazer os exercícios chatos de completar frases (que não funcionam!), você estuda as sentenças fornecidas pelo material e cria cartas para o seu Anki.
Um ponto importante a considerar é que o nível de dificuldade da sentença não esteja muito além do seu grau de compreensão atual. As melhores sentenças são as sentenças “um pouco difíceis”, de preferência que você já conheça algumas palavras e a estrutura da sentença.
Alguns links para encontrar sentenças em japonês:
- Curso de Japonês da NHK
- Desvendando a Língua Japonesa (meu livro)
- News Web Easy (Notícias em japones simplificadas)
- ALC.co.jp (Dicionário mais avançado)
Dentro do nosso curso, os alunos aumentam o vocabulário vocabulário utilizando exatamente este método, sendo que as sentenças são fornecidas pelo material desde o nível mais básico até as sentenças mais completas, aumentando o grau de dificuldade de forma gradativa. Também realizamos, juntos, atividades de extrair sentenças de textos maiores e de conteúdos nativo-japoneses.
Resumo
- Quanto maior o seu vocabulário, melhor
- Fazer lista de palavras isoladas não é eficiente para seu aprendizado
- O ideal é que as palavras sempre estejam dentro de um contexto, ou seja, uma sentença
- Você pode memorizar as sentenças utilizando um software de memorização, sendo que recomendo o Anki
O que achou? Deixe o seu comentário!
eu estudo em tempo integral, queria saber se isso vai me atrapalhar quando eu fizer o seu curso de japonês.
obrigado, gosto muito do seu site, ele está me ajudando muito a aprender japonês.
É possível, desde que você dedique um tempo ao japonês.
Luiz, estou começando aprender o hiragana agora, e logo vou pro katakana, e pretendo investir um bom tempo para aprender o nihongo, não vejo a hora que o curso de 2015 começar, na qual pretendo participar da turma.
Legal Kelmir, sucesso!
Adoro seu blog ^^ é realmente motivante saber que podemos aprender um idioma tão difícil de maneiras simples! Eu estava quase desistindo, mas agora estou mais confiante. Gostaria de saber Luiz Rafael, quando abrem as inscrições para o curso online. Obrigada.
Oi Nathalia,
Será em março… Basta acompanhar se cadastrando em http://www.programajaponesonline.com :)
Olá,moro no Japão a 18 anos e não domino a língua japonesa,preciso aprender o japonês,só posso estudar em casa devido ao tempo,passei no teste de proficiência(básico nível 3 na época) e parei de estudar.quanto custa seu curso.quanto tempo de duração?abracos Monica
Quero fazer o curso de japonês
Quanto vai custar? E quanto tempo vai durar o curso?
Oi Luiz! Queria muito poder aprender japonês, estudo sozinho com informações da internet mas não vejo o resultado que queria. Não vou poder me inscrever no curso infelizmente, pois estou apertado no momento, queria muito poder realmente aprender de uma vez japonês. Mas como da próxima vez o curso poderá ficar mais caro, complica mais ainda. Boa sorte a todos os alunos participantes, e parabéns ao Luiz por trazer esse documento às pessoas fazendo-as realizar seu sonho.
Olá Luiz, tudo bem com você? Eu moro no Japão ha 9 anos quase, e gosto muito desse País…, mas preciso saber de uma coisa de você! Eu sei lê e escrever Hiragana e Katakana e um pouco de Kanji, mas tenho dificuldade para falar, conversar em Japonês, é claro que não sou daqueles acomodados que precisa de tradutor{a} pra tudo, porque graças a Deus me viro até que bem, mas tenho em mente de que preciso aprender falar fluentemente o Nihongo e por mais que eu tenha esforçado, lendo aqueles dicionários, já fiz Kumon e mesmo assim não me ajudou muito, pois quase tudo que eu leio, muitas vezes não sei o significado, tipo assim, leio oque está escrito, mas não sei oque está escrito! Me ajude por favor, obrigado.
Oi Nilton!
O motivo de não conseguir falar tão bem é simples: Você provavelmente não entende de forma realmente profunda. Quando realmente entendemos, a fala é uma consequência. É comum você conseguir entender bastante com base no contexto.
Só para ter uma ideia, você disse que lê um pouco de kanji. Você consegue ler qualquer panfleto, qualquer placa, qualquer revista, qualquer livro? Se a resposta for não, significa que seu vocabulário não é avançado. Por isso você precisa focar em entender mais.
Abraços!
Olá, faço Japonês a 3 anos, acredito que seria uma boa dica você sair falando na rua com o pessoal (rsrs), assim você iria aperfeiçoar o seu vocabulário. Abraço!
eu gostaria muito mais nao consegui comprar o cartao que tanto voce mencionou Luiz Rafael que tem no kombine aqui no japao.
Luiz, você está de parabéns, estou aproveitando ao máximo suas dicas para aprender japonês, são super eficazes e eficientes. Quero saber de você sobre o curso online, quando será formada nova turma, e qual o custo do investimento para cada pessoa? Tenho muito interesse. Grata!
Oi Érica! A próxima turma será entre os meses de outubro a novembro. Todas as informações são divulgadas através de uma série de vídeos publicada algumas semanas antes :)
Olá Luiz Rafael, eu estudo japonês a mais ou menos 6 meses, eu baixei um curso básico em vídeo e aprendi bastante com ele, depois que eu terminei eu fiquei meio perdido em como continuar aprendendo, no meu Anki tem todos os cards do N5 JLPT, e no meu Mnemosyne que é um programa semelhante ao Anki já tem quase 4000 cards de Substantivos, Adjetivos, Verbos, Frases montadas, etc. E eu também estava aprendendo os Kanji isolados até ver seu vídeo no youtube, mesmo com isso, se eu abrir um livro de historia infantil em japonês eu não consigo entender uma unica frase, eu consigo ler Hiragana e Katakana bem, bem o suficiente pra cantar alguns Karaokes em japones original com Furigana, e sei pouco mais de 210 kanjis, as vezes parece que eu não sei absolutamente nada. Eu estou confuso sobre como eu devo continuar a estudar, eu devo adicionar mais cards de substantivos, verbos no meu Mnemosyne? devo focar mais em frases? Me de uma dica por favor!
Foque sempre em frases, nem perca tempo decorando palavras isoladas, como substantivos, adjetivos etc. Aprenda tudo isso sempre dentro de sentenças. Essas sentenças devem ser extraídas de algum conteúdo em japonês que você esteja estudando.
Sobre ler livros infantis, eles passam a falsa impressão de que são mais fáceis, por ter pouco kanji. Mas a verdade é que textos infantis tendem a ser mais difíceis, pois aparecem muitas palavras que só crianças japonesas entendem devido ao contexto em que vivem, além de o hiragana ficar todo embaralhado e difícil de ler. Tente ler websites, revistas, mangás, sempre de assuntos que você gosta.
Outra coisa é que não tem como contar a quantidade de kanjis que sabemos. Se você sabe que sabe 210 kanjis, então você está estudando errado. Se você perguntar a qualquer japonês quantos kanjis eles sabem, eles dirão “não faço a mínima ideia”. Ainda assim, 210 é muito pouco, você precisa aprender mais palavras em kanji!
Abraços,
Luiz
Luiz Rafael, valeu pela resposta, eu estou tentando ver animes sem legenda, o que parece até loucura no começo, eu devo passar de episódio quando eu já for capaz de entender todas as palavras?
Sobre os kanjis, sim eu sei que sei 210 porque eu estava estudando errado mesmo, mas mesmo assim eu quero saber quantos kanjis eu sei, eu quero manter esse controle, até mesmo pra se alguém mesmo me perguntar com quantos kanjis eu comecei a entender quase tudo em japonês, ler sites, jogar visual novels, etc. essa contagem é pelo programa obenkyo de android, mas agora eu não to nem olhando mais leitura on e kun, eu só marco que eu conheço o kanji e pronto, só pra saber mesmo.
Abraço
Emoção de iniciante é conseguir ler os hiraganas dessa carta que você usou no exemplo. haha :) Adoro seu site espero poder fazer seu curso um dia. :)
Bom demais!
Olá Luiz, a minha única duvida é:
Eu as vezes consigo lembrar que eu sei o hiragana ou o katakana representado mas não sei o som ou o que significa. isso e normal? deveria me esforçar mais? alguma dica?
Desde já agradeço a atenção :D
Estudo japonês por hobby há alguns anos e gostei das suas dicas, mas não sei se a abolição do caderno se aplica a todos. Certamente é muito mais cômodo ler e escrever no computador, onde os kanjis saem certinhos, mas dependendo do objetivo do estudante, é importante aprender o mínimo de caligrafia (forma, ordem e quantidade de traços dos kanjis por exemplo). O JPLT, por exemplo, possui pegadinhas nas questões de reconhecimento de kanjis (traços ligeiramente modificados). Mas como você disse em outro post, mais do que a titulação, o que vale mesmo no aprendizado de um idioma é a proficiência prática!
esutudo kanjis todos os dias to 8 anos no japao, vc vicia em kanji minha vida ficou bem melhor aki depois que comecei aprende estudo os kanjis do dia a dia que sao 2135 mais pode se diser que sei uns 2000 com certesa, de de dicas amigo ja vi varios conteudos seus na net videos do youtube etc se tiver um face pra gente se contatar gostarei muito de poder estudar junto
oi eu quero pedir se meu tempo de estudo está bom, ó eu estudo japonês em 1:30 a 2:00 por dia na semana nos fins de semana eu estudo 2:30 a 3:00.
Bom Dia Luiz,
tenho utilizado o aplicativo Obenkyo. Não da para construir sentenças mas tem informações bem úteis nele. Você o recomenda?
Como exatamente funciona o curso pago?
Valores, tempo, metodo de ensino e tudo mais..
Obrigado, fico no aguardo.
PS: Se possivel me responda por email. Obrigado.
tiago.gazzola@hotmail.com
Kon-nichiwa
Gostaria de saber que se um casal brasileiro for para o japão e ter um filho la o idioma seria brasileiro ou Japones ?
Gostei muito do resumo, otima explicação gostei
Sayonara
Eu posso criar um baralho apenas com vocabulários, o é melhor aprender as palavras somente junto a sentença?
Como falar ‘o que você quer ser quando crescer?’ em japonês?
me ajuda a decifrar uma frase em japonês!!
Gostaria de saber se o japonês pode ser utilizado como uma espécie de ponte para outros idiomas ( não bem uma ponte, seria mau como ajuda para compreensão ) já que não sou descendente o mais interessante seria pelo mercado de trabalho, já que o Japão é uma grande potência e com certeza varias empresas no Brasil fazem negócios com o Japão, pelos cursos e faculdade que pretendo cursar imagino que seja um bom idioma pra se aprender mas seria mais interessante se o japonês pode-se ser uma porta pelomenos de compreensão de outros idiomas que não utilizam o alfabeto romano como o chinês. O que gostaria de saber é se o japonês pode ter ligações com outros idiomas, assim como os idiomas latinos.
luiz com palavras isoladas voce quer dizer.
EX: 車
VERSO:くるま ー carro.
entao e melhor usar com frases inteira igual a do exemplo??
como assim estruturas da sentenca? poderia me ajudar com isso?,e quando abre vagas para o programa japones online?
Eu não consigo colocar as sentenças em Japones no Anki, eu copio elas, mas ñ consigo colar elas no Anki, como eu faço? também não consigo incluir o idioma japonês no meu computador, e eu tenho o Windows 10
oila me chamo kewellym raquel sousa silva tenho uma vó japonesa sou descendente de japones amooo esse pais e essa lingua mas tenho dificuldade de entender por favor me ajuda
Olá sensei Rafael, primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo seu ótimo trabalho, seja no youtube, ou mesmo aqui no bolg, admiro muito sua pessoa, vc é um ótimo professor de japonês, e mas do que isso, me isentiva a me conhecer mais, e buscar mais para a minha vida pessoal. Eu gostaria de relatar, e aproveitando o espaço pedir um esclarecimento de uma dúvida aqui na minha cabeça, bom eu amo a cultura japonesa, e graças ao progama e ao livro Desvendando a Língua Japonesa, aprendo novas maneiras de estudo, e sinto que sou capaz de aprender o idioma, mas minha dúvida é sobre: Aprender dois idiomas ao mesmo tempo, primeiramente me dediquei a estudar somente japonês, porém no curso de ilustração que faço, surgiu uma oportunidade de conseguir um estágio, não é obrigatório aprender inglês, mas com certeza, vou precisar dele, então em contrapartida irei estudar japonês, e inglês, ao mesmo tempo, ou pelo menos tentar, Eu, tinha assistido um vídeo seu sobre o assunto, percebi que não vai ser fácil, mas a dúvida que eu tenho é: É possível que mesmo com estas dificuldades eu consiga conciliar os estudos? e obter um resultado bom?