A música tradicional japonesa!
Muito da música tradicional japonesa é criado por instrumentos musicais próprios da cultura japonesa. Para conhecer mais sobre eles, acesse aqui nosso artigo sobre instrumentos musicais japoneses.
A música tradicional japonesa é dividida em dois grupos distintos: a clássica e a folclórica.
Na música clássica, os diversos estilos surgiram durante as eras culturais da história japonesa:
- Era Nara (710 – 794) – Interatividade cultural entre Japão e China, no qual foi adotado o Gagaku (música da corte japonesa).
- Era Heian (794 – 1192) – Ocorreu grande desenvolvimento na música japonesa durante essa era.
- Era Kamakura (1192 – 1333) e Era Muromachi (1338 – 1573) – Marcada pelo desenvolvimento teatral envolvendo a música em suas apresentações.
- Era Azuchi-Momoyama (1573 – 1603) – A mais curta, porém a mais fértil culturalmente. Foi marcada principalmente pelas evoluções nos instrumentos.
- Era Edo (1603 – 1867) – Na primeira metade do século XX, foram adicionados arranjos e técnicas para as antigas músicas japonesas.
A música folclórica japonesa é muito rica sendo classificadas de várias maneiras. Sendo as principais: canções de trabalho, canções de religiosas, canções para casamentos, funerais ou festivais e canções infantis.
No começo do século XX surgiu a Enka, um estilo musical usado como uma forma de musica de protesto. Apesar de muito acontecer, Enka não se trata de estilo folclórico.
Hoje a música japonesa tem muitos estilos diferentes, inclusive samba. O mais comum é o J-POP, que significa música popular japonesa. Dir en Grey, Ayumi Hamasaki, Koda Kumi, L’Arc-en-Ciel, Utada Hikaru entre outros, compõe o atual cenário musical e comercial do Japão.
Hoje existe também dos(as) Idols, os ídolos da música. Para saber mais sobre esses fenômenos da música pop japonesa, clique aqui.
E você, qual é o estilo que você mais aprecia e se identifica?
Deixe seu comentário!
interessante…
Eu gosto muito da musica japonesa, como também lingua. Falo um pouco, não falo bem, porque em minha região é dificil encontrar alguem que fale, mas sempre dou um jeito pra praticar. Tenho alguns disco de vinil e cds de musica japonesa, como também partituras para teclado ou piano. Estou a procura de um livro de musica para piano com musica tradicional , estilo “Enka”, porém ainda não encontrei. Quem souber onde encontrar, me passe o site.
Gratos
Atanael
Olá Atanael,
sobre a questão de ser difícil de encontrar alguém para conversar em sua região, você conhece estes sites?
https://pt.verbling.com/login?whence=dashboard
http://italki.com/
Lá você pode conversar com pessoas nativas ou que estão aprendendo japonês, assim podendo aprimorá-lo.
Espero que possa te ajudar com o estudo de japonês ou qualquer outra língua que venha a aprender.
Obrigado Danilo, pelas informações
Conheço L’Arc~en~Ciel de músicas de aberturas de animes! (:
Eu gosto muito de JPOP. Procuro baixar as discografias completas de minhas bandas favoritas inclusive os DVD’s! Eu me sinto no mundo da lua quando ouço JPOP hehe
Eu gosto é do rock japonês isso sim.
Boa tarde!
Fantástico vídeo Sami ( #16 ). Arrepiei. Omedetou.
Eu gosto de todos os estilos, sem exceção.
Obrigado Danilo!!!
Apesar de passar muito tempo sem abrir este site. Te agradeço muito. Abraços
LUIZ, muito obrigado por me incentivar a estudar a língua japonesa que é o meu objetivo sim , só não foi possível desta vez por estar com o momento financeiro já comprometido, por favor não desista por que na próxima será pra mim prioridade, até por que preciso entender a língua japonesa por que eu canto algumas canções japonesas como kanpai ,tonbo,ninguém,tomoyo, tenho as traduções mas não é o suficiente . te agradeço muito pela oportunidade eu quero estar na próxima turma com você, um grande abraço
Eu nao gosto de j~pop , prefiro k-pop ( pop coreano ) Prefiro j-rock, mas depende… Há j-rock que nao gosto , que sao daquelas musicas diabólicas … Mas gosto ADORO jrock comercial ( tipo daqueles que saem nas aberturas dos animes)
J-POP é muito bom para os jovens, tais como: Jin Akanishi, Yamashita Tomohisa, W-inds, Daichi Miura, Koda Kumi, Daikoku Danji e etc…
Gosto é oque não falta, se você estuda japonês e ouve muitas musicas americanas e inglesas isso não te difunde muito…mas se você estuda japonês e ouve musica japonesa vê doramas e animes é como um complemento! você acaba assimilando tudo.
O ideal é ficarmos imersos o máximo possível em coisas em japonês, por isso encontrar músicas japonesas que gosta é importante :)
Luiz Rafael gostaria de fazer uma pergunta:
A Era Nata (710 – 794) que você colocou aí se eu me lembro bem, em um livro que eu estava lendo sobre o história do Japão o nome deste período era: Era Nara. Qual dos dois é correto? Ou ambos são corretos? E também este período apesar do Japão estar importando muito da cultura chinesa, desde a arquitetura até a escrita e as artes, quando eram aplicados no Japão havia uma certa “japonização” da cultura que chegava. Bem é isso, obrigado pela atenção.
Kossaka
Olá Kossaka!
É um erro de digitação mesmo, o correto é Nara. Acabei de corrigir o artigo, obrigado pelo toque!
Abraços,
Luiz
Eu amo música japonesa e td que envolve japonês
Eu comecei a escutar o J pop e rock e acabei conhecendo o estilo visual kei que gostei muito também ;)
OLA SENSEI LUIZ GOSTARIA MUITO DE APRENDER JAPONES ALEM DISSO CANTO NEW ENKA EM VARIOS TAIKAIS DA CANÇÃO JAPONESA…
Bem interessante.
Sou Tatianna Raquel e adoro música enka, em especial o cantor Kiyoshi Hikawa (de quem sou fã e seguidora e quem amo de paixão). Tenho CDs, DVDs e downloads digitais (Mp3) dele e quando rola novidade dele vou a Liberdade (São Paulo) adquirir os CDs e DVDs novos dele – e aí vou curtindo as músicas dele – seja em CD, seja no meu Mp3 Player, seja vendo os vídeos dele no You Tube. Isso é que é enka de primeira!