Kanji – Elementos e Radicais
Se você já começou a estudar kanji, já aprendeu que cada símbolo possui um significado e representa uma ideia. Existem ideogramas extremamente fáceis e ideogramas mais complexos, mas você sabia que todos são formados por uma pequena quantidade de elementos simples que se repetem em vários kanjis?
Neste artigo, você verá a possibilidade de decompor um kanji em elementos menores e aprenderá como o conhecimento destes elementos podem ajudar em seu aprendizado. Falaremos também sobre os radicais e como utilizar o sistema de escrita em japonês do próprio Windows para encontrar um kanji que você desconheça, analisando apenas o seu radical.
Para começarmos, veja os exemplos abaixo:
Repare que os cinco ideogramas acima possuem um elemento em comum. No caso, o símbolo 寺, que de forma isolada também é um kanji, aparece como elemento em comum nos demais.
O próprio 寺 também é composto por elementos ainda mais simples, veja:
Ou seja, o kanji 寺 é formado pelo kanji 土 (na parte de cima) e pelo kanji 寸 na parte de baixo. Com isso, você pode ver que os kanjis não são apenas traços aleatórios, eles são formados por um número limitado de elementos que se repetem várias vezes.
Usando os elementos para aprender kanji
Conforme você ficar mais familiarizado com os ideogramas, você passará a prestar atenção nos elementos que os formam, e não mais em traços isolados. O conhecimento desses elementos lhe ajuda a lembrar do kanji, assim como permite fazer associações para lembrar de seu significado.
Abaixo, temos um dos exemplos mais clássicos:
Repare que o kanji 木 aparece como um elemento dos kanjis 林 e 森. Você pode usar a sua imaginação para criar associações que lhe ajudem a lembrar do significado, por exemplo:
- Um bosque é formado por algumas árvores: 林
- Uma floresta é formada por muitas árvores: 森
Praticamente todos os ideogramas seguem esta ideia. Veja mais alguns exemplos que utilizam o elemento 木:
Como a mistura de árvore com mesa pode resultar em uma escrivaninha? Use a sua imaginação!
Mais um exemplo:
O que acha da seguinte história: “Aplicando o talento humano, podemos extrair madeira das árvores”? Se isto não fizer sentido para você, você pode criar as suas próprias associações, não existe certo ou errado.
A ideia de criar estórias baseadas no significado dos elementos de cada kanji foi aplicada de forma intensa por James W. Heisig em seu livro Remembering the Kanji. O livro explora todos os elementos existentes nos kanjis utilizados nos dias de hoje, atribuindo significados e associações que facilitam o aprendizado. Recentemente foi lançada a versão em português do livro.
A metodologia deste livro é uma das formas mais inteligentes já criadas para aprender a escrever a mão os ideogramas em um espaço de tempo menor do que o convencional. Seu estudo é altamente recomendado a todos que desejam dominar a escrita japonesa.
Os radicais
Todos os kanjis possuem um elemento principal, chamado de radical. A palavra em japonês para indicar este elemento é 部首 (ぶしゅ / bushu).
Atualmente, existem 214 radicais principais que formam praticamente todos os kanjis utilizados nos tempos modernos. Os radicais possuem um significado, e este impacta diretamente no significado do kanji.
Veja os kanjis abaixo:
Repare que estes quatro kanjis possuem o mesmo radical, que são os três tracinhos que aparecem no lado esquerdo. Este radical se chama さんずい (sanzui) e tem o significado de “água”. Agora, você consegue perceber que o significado de todos estes kanjis, de uma forma ou de outra tem alguma relação com água?
Ou seja, conhecer o radical e os elementos te ajuda tanto a enxergar os ideogramas de forma mais estruturada, quanto permite que você utilize o significado de cada elemento para, unido com a sua imaginação, lembrar mais facilmente do significado do kanji.
A posição dos radicais
Os radicais, dentro de um kanji, aparecem em uma das sete posições abaixo. Você não precisa memorizar o nome em japonês de cada posição, estamos colocando aqui apenas como forma de curiosidade.
Podemos dizer que o radical é o elemento principal do kanji. No exemplo acima, o radical de cada kanji está representado em vermelho. As partes em preto ainda são elementos que, na maioria das vezes, irá se repetir por diversos kanjis.
Pesquisando kanjis através do radical
Imagine a seguinte situação: Você se deparou com uma palavra que contém um kanji que você não conhece. Essa palavra não está em formato de texto no computador, assim, você não pode simplesmente copiá-la e colá-la em um dicionário online. Como encontrar esse kanji?
Para facilitar, vamos utilizar um exemplo real. Encontramos a placa abaixo na rua e queremos encontrar o significado do primeiro kanji da palavra circulada em vermelho.
Diversos dicionários online e aplicativos possuem um sistema de busca através do radical ou outros elementos. O próprio sistema de escrita em japonês do Windows possui essa função, através de um recurso chamado IME Pad! Vamos utilizá-lo para encontrar o primeiro kanji.
No kanji que queremos encontrar, tudo indica que o elemento da esquerda é o radical. Conforme você fica familiarizado com os ideogramas, você terá esta habilidade de identificar rapidamente qual elemento é o radical. Lembre-se que eles sempre estão em uma das sete posições mencionadas neste artigo.
O IME Pad, que acabamos de abrir, possui uma função de buscar o kanji baseado no radical. Esta função está localizada no último ícone do menu da esquerda. Os radicais estão agrupados baseado na quantidade de traços pelos quais eles são formados.
Podemos ver que o kanji que estamos buscando é formado por três traços. Assim, basta selecionarmos 3画 no menu e poderemos encontrar tanto o radical, quanto o kanji que estamos procurando. Ao clicar no kanji, ele será imediatamente inserido no editor de texto que estamos utilizando.
Repetindo o processo para todos os kanjis que formam a palavra, teremos então condições de copiá-la e colá-la em um dicionário online para encontrar sua leitura ou significado.
- 徐行(じょこう)- Baixa velocidade / Reduza a velocidade
Esta é uma das formas de localizar um kanji através de seu radical. Existem também aplicativos de celular que permitem que você desenhe o kanji, ou que utiliza a câmera do aparelho para localizá-lo, mas a intenção aqui foi mostrar que esta busca pode ser feita pelo radical.
Conclusão
A partir de agora você pode olhar de uma forma diferente para os kanjis. Não é necessário fazer um esforço para decorar o nome de todos os radicais ou saber o significado de todos os elementos, mas o simples hábito de, ao olhar para um, kanji, identificar alguns dos elementos que o compõe, fará com que o sistema de escrita passe a fazer muito mais sentido para você.
Deixe o seu comentário dizendo o que achou e também com sugestões para os próximos artigos!
Muito interessante. Nunca havia pensado nos radicais no estudo dos Kanjis desta maneira. É interessante ver como estes métodos facilitam a memorização, já que geralmente, após ficar um tempo sem treinar, eu confundia dois Kanjis parecidos por causa de um radical.
Fantástico post, ajudou bastante. Muito obrigado e continue assim !!
Obrigado Jady! Vejo você nos próximos artigos :)
Luiz, vi em um site de aprendizado de Kanji (meio amador, talvez) que os radicais não possuem significado em si e até um kanji perde seu significado quando usado como radical dentro de um kanji maior. O máximo que poderíamos fazer, é atribuir uma palavra chave aos radicais para melhor memorização. Isto está correto?
Obrigada e parabéns pelo post e todo o trabalho! :)
Alice, os radicais possuem sim significado, mas você é também totalmente livre para atribuir seus próprios significados e histórias tanto aos radicais, quanto aos demais elementos que não são radicais, para facilitar a memorização.
É isso que o livro “Remembering the Kanji” faz, inclusive.
muito bom, más difícil não?
Fácil e difícil são apenas julgamentos que nós fazemos, falei um pouco sobre isso neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=VVC5DldtOf4
Interessante…já memorizei alguns. Com esta técnica de associação ajuda a fixar.
Muito bom , ótimas dicas ,obrigado por compartilhar todos estes aprendizados.
Estou tentando aprender um pouco. Gostaria de estar participando das aulas, mas
no momento não está sendo possível.
Nunca pensei em estudar pelos radicais, parece facilitar para memorizarmos o kanji mais rápido !! Muito obrigado pelos ensinamentos!!!
Nossa! Incrível como você faz parecer tão fácil! Obrigada pelas dicas!
Nossa…Sinceramente seu conteúdo instigou ainda mais minha vontade de aprender japonês, a qual procrastinei devido a estudos de outro idioma…mas eu acho que vou colocar os estudos de forma simultânea, nem que seja apenas a nível de consulta e curiosidade nas horas livres. Parece tranquilo, você faz crer que aos poucos dá para alcançar ao menos o estado leigo a alguma noção.
Não sei se isso já foi mencionado, mas um bom site para buscar kanji é o Jisho (http://jisho.org/). Ele possui elementos de busca por radicais e também possibilita que você desenhe o kanji, o único problema sendo o fato dele ser em inglês.
Ele é muito bom mesmo, é o que mais utilizo atualmente!
Matéria sensacional! Realmente olharei aos kanjis com outros olhos. Parabéns pelo texto. Muito bem explicado.
Excelente post!!!!
Muito bom….ajudou bastante!
Excelente método. Adorei!
Já tinha percebido esta semelhança em alguns kanjis mas não imaginava que era um padrão da escrita. Muito legal e muito fácil de entender e assimilar o conteúdo assim.
PARABÉNS! Sempre com ótimo conteúdo, eu aprendo muito nesse site, Estou só esperando as minhas possibilidades ($) pra fazer parte de seus alunos :D
A proposito, feliz dia dos professores ^_^
Muito obrigado pela excelente dica!
Texto esclarecedor e que ajuda demais a nós, iniciantes. Valeu Luiz Rafael Sensei.
Ótima dica sensei Rafael. Essas aulas de reforço nos ajuda muito. Parabéns pelo método de ensino. Grato.
Excelente, desde já lhe agradeço pela atitude, a linguá japonesa e fascinante, poder conhecer mias sobre ela é sem duvida de imenso valor.
Obrigado Vicente, fico feliz que este conteúdo esteja te ajudando!
Excelente, muito obrigado por proporcionar tal conhecimento.
Olá Luiz, tudo bem?
Trabalho em uma agência de eventos e estou precisando contratar um profissional especializado em Kanji, pois será um evento para médicos gostaríamos que este profissional escrevesse o nome dos médicos em Kanji, acredito que você possa me ajudar.
Envie o seu contato para o meu e-mail para que possamos conversar melhor.
Att;
Janaina
Recentemente o Google também adicionou uma função de desenhar os Kanjis (e outros caracteres) no Google Tradutor.
Olá Luiz Rafael,
Você acha melhor estudar os kanjis por radicais primeiro ou pelos próprios kanjis?
Eu tenho feito de uma forma que a princípio tem funcionado.
Por exemplo: Estudo um tipo de kanji como pessoa 人 depois estudo outros com a forma similar a eles, como: 火Fogo, 木 árvore, etc。
Estudar primeiros os próprios kanjis, os radicais é apenas uma forma de ajudar no aprendizado! :)
caro Rafael também gosto demais da cultura japonesa e estou aprendendo japonês
tanto que até já estou compondo letras de músicas de minha autoria.
com os nomes de:
愛の夢中になります
あなたの声
私にここは
Rafael, primeiramente, obrigado por essas dicas, realmente foram de grande ajuda.
Você disse que o livro Remembering the Kanji teve uma versão em português lançada, eu procurei e não encontrei. Você poderia divulgar o link dele?
Oi, tenho uma dúvida.
Comecei a estudar kanjis pelo Remembering The Kanji … Nele, eu aprendi um kanji que pode significar lua ou carne(parte do corpo humano). Em alguns kanjis mais a frente eu vi esse mesmo kanji sendo tradatado como lua, em outros, como carne. Quando saber qual o significado que esse e outrds kanjis exercem dentro dos outros? Só decorando mesmo?
O kanji 月 significa apenas lua, a associação com ‘carne’ que o livro trouxe é apenas para facilitar a criação de pequenas estórias que te ajudem a memorizar outros kanjis. Este livro não deve ser estudado tratando as coisas como verdades absolutas, e sim como truques para ajudar a memorizar cada ideograma. O que importa, no final das contas, é você saber o significado do kanji como um todo, e não o significado de seus elementos.
Na verdade o elemento gráfico que significa carne nada tem em haver com a lua. Originou-se de uma outra representação gráfica do elemento carne e com milhares de anos tornou-se idêntico a lua. Ou seja, dependendo do kanji seu significado primitivo pode ser tanto lua como carne. Mas ai é como o professor falou, o melhor é criar uma historinha com o kanji para não confundir os dois significados.
Muito boas as dicas. Eu uso um dicionário online que também tem opção de busca por radicias e, melhor do que isso, ele tem uma opção de busca por desenho. Você desenha o Kanji, mas tem que saber a ordem dos traços. Ah e ele também dá a tradução do Kanji, diz o radical, as partes que compõem o kanji e a ordem dos traços.
Pra quem se interessar o dicionário é esse:
http://jisho.org/
E parabéns pelo site, graças a ele estou retomando meus estudos de japonês aos poucos :]
ありがとうございます!
Boa tarde!
Achei o método muito bom e, confesso que me estimulou bastante para seguir o aprendizado .Já cursei 2 anos de língua japonesa há muito anos atrás e, desisti quando iniciei o aprendizado de kanji .Confesso , que venho aproveitando as oportunidades de cursos on-line (pela flexibilidade de acesso em uma rotina diária sem o compromisso presencial de cursos regulares em escolas ou universidades ) .
Porém , ainda sinto muita dificuldade no exercício caligráfico desta escrita .Percebo os limites de toda letra mas, tenho alguma dificuldade com a proporção de cada traço .Para desenvolver a habilidade de escrita em português ,temos as folhas de caligrafia com linhas e sub-linhas pararelas para definição clara de cada parte da letra .
Seria possível encontrar este tipo de “ferramenta ” ,no Brasil para facilitar e agilizar o exercício de escrita Kanji ?
Atenciosamente , Marlise Asaeda Ferreira
Adorei o artigo!! Tenho uma dúvida, esse kanji “飞” nunca havia visto antes e fiquei confuso quando ele apareceu. Qual seu significado? Ex: “飞ば”, ou em uma frase “飞ばすぜ それは私のゲームです.” D:
Gostei muito do artigo! Só me responde uma coisa… como eu faço pra saber quem é o radical no ideograma? Parabéns!! Arigatou!
Muuuuito booooom 👏👏 de verdade,ajudou muito e até me deu outra maneira de olhar para os kanjis
Este artigo caiu como uma pluma professor, estava procurando uma indicação de livro para direcionar meus estudos de kanji. O hiragana e katakana estão evoluindo, mas sinto que vou precisar muito de todos eles para começar a ler e entender conteúdos. Obrigado pelo artigos.
gostei bastante do site e estou começando agora uma pergunta pra gravar bem os kanjis tenho que comprar um livro estou estudando as sentenças isto isso aquiilo?
Ótima dica, Vou começar a desenvolve-la.
O artigo em si é, a título de curiosidade, muito interessante. No entanto, acredito que dar enfoque constante nos detalhes mencionados acima acerca dos ideogramas chineses pode frustrar um estudante “desavisado” da língua japonesa. Estudar kanji de forma isolada, ou seja, ideograma por ideograma, pode tomar muito tempo e causar frustrações. Sugiro estudar kanji como “palavras” e não como algo fragmentado que pode gerar confusão. Como exemplo, vamos pegar a palavra 日本語 (nihongo). Se fôssemos estudar os ideogramas isoladamente que compõem a palavra “nihongo”, teríamos o seguinte: 日[dia, sol, Japão], 本[livro, origem], 語[língua]. O estudante tentaria recompor os possíveis “significados”: “língua do livro do dia”(?), “língua da origem do dia”(?) e “língua de origem do Japão”. O processo tem altos custos cognitivos se levarmos em consideração as leituras “On-Yomi” e “Kun-Yomi”, a ordem de traços, os radicais que os compõem e muito mais. Um atalho para evitar aborrecimentos e acelerar a aprendizagem seria: Esquecer o estudo isolado de cada kanji que compõe as palavras em japonês e focar em aprender os ideogramas como palavras, ter contato com a língua na forma (de acordo com o nível de proficiência adequado) escrita diariamente por, no mínimo, 10 minutos. Esses passos são os 15% que vão tornar os 85% dos resultados de médio a longo prazo. Com o tempo, o estudante possivelmente notará um padrão de pronúncia dos ideogramas que se repete em boa parte dos casos. Com 450 ideogramas é possível ter uma leitura considerável dos conteúdos em japonês no NHK NEWS WEB EASY. O processo não é longo se praticado no mínimo 10 ou 30 minutos diariamente e em três meses ou um pouco mais o estudante já estará acostumado com boa parte dos ideogramas mais usados. Esse processo ajuda o estudante a passar rapidamente pelo fenômeno 語彙爆発 (goi bakuhatsu – explosão vocabular) quanto mais ele entrar em contato com várias palavras.
Gostei muito dessa explicação agora ficou mais fácil a leitura dos kanjis e me ajudou a usar melhor o meu dicionário de kanjis que tenho no meu tablet.
Eu achei muito legal a parte que você explicou que os radiciais de um kanji tem nome como no caso de ‘ さんずい ‘ na palavra ‘ 涙 ‘
Queria saber mais nomes de radicais.
Muito obrigado!
Oi amigo ! Eu estive no Japão por meio ano e depois continuei a ter contato com este país até hoje ( isso foi há mais de 30 anos ) . Eu acho a Lingua Japonesa relativamente facil . Leio com certa facilidade em ‘katakana/hiragana’ , mas ‘ kanjis ‘ são mesmo um
caso a parte , entretanto economiza bastante , pois age no campo semântico , com um sinal, dependo do assunto se resume uma serie de escrita , ao contrario de nós que não podemos fugir disso . O mais interessante é que eu consigo dominar a parte oral , ou seja consigo captar quase 100% do que ouço , entendo as palavras , mas o bloqueio se dá na area do significado . Gostei muito desse seu trabalho . Obrigada .
Luzia .
como faço para se escrever no programa japonês online ?
Atualmente abrimos duas turmas ao ano, sendo normalmente uma em março e outra em setembro. Antes da abertura, realizamos um evento online chamado Semana da Língua Japonesa. Neste evento, apresentamos a metodologia usada no curso e explicamos como tornar-se um aluno. Basta acompanhar nossos e-mails e nossas redes sociais para saber da próxima semana e então acompanhá-la :)
muito bom agora terei um bom embasamento nos meus estudos
e melhor usar o anki para estudar um kanji tipo: colocar o kanji na frente e a leitura atras,ou por frases??
Aprendendo bastante com vossas dicas. Muito Obrigada mestre!
Como consigo escrever um kanji no computador? Preciso baixar algum programa?
Simplesmente fantástico. Me fez enxergar a beleza dos kanjis e deu coragem para estudar.
Luiz Rafael, gostaria de agradecer pois graças ao material que você disponibiliza estou sendo capaz de aprender muito e Nihongo 😍 claro que tenho muito que aprenser mas o seu material foi o que mais utilizei até agora, agradeço profundamente!
Ficamos todos muito felizes em saber que o material está te ajudando, Monique! =)
Conte conosco e bons estudos!
Eu copiei o kanji じょこう no google tradutor e obtive outa traduçao , a pocibilidae de ter mais de uma tradicao para este kanji