Instrumentos Musicais Japoneses

post-InstrumentosMusicaisJpn-blog
O artigo de hoje fala sobre os muitos instrumentos musicais tipicamente japoneses – e muitas vezes pouco conhecidos no Ocidente. Sendo o Japão um país milenar, nada melhor que conhecer uma das mais interessantes faces de sua rica cultura.

Quais são os principais instrumentos japoneses?

Instrumentos tipicamente japoneses e pouco conhecidos no Ocidente são vários, chegando facilmente a uma centena. Naturalmente, alguns deles têm um destaque maior, e são esses que iremos conhecer hoje.

(こと) (koto) é também conhecido como “a cítara japonesa”. É um instrumento de 1,80m de comprimento e treze cordas, lembrando um pouco uma harpa, mas feito de uma placa de madeira que pode ser colocada em cima de mesas ou até no chão. É um dos instrumentos mais populares do Japão, sendo aprendido até por meninas em idade escolar.

koto

Koto

三味線(しゃみせん) (shamisen) é um instrumento que lembra um banjo ou alaúde, mas com o “braço” mais longo, e três cordas. Ele ficou conhecido fora do Japão por ser muito tocado por gueixas no passado. Hoje, o shamisen é particularmente comum em (おき)(なわ)(けん) (Okinawaken, Província de Okinawa).

shamisen

Shamisen

(たい)() (taiko) é um instrumento de percussão, talvez o mais conhecido fora do Japão. Ele lembra um grande tambor, mas com uma pele diferente dos tambores ocidentais. A origem deste instrumento é incerta, havendo muitos boatos a respeito. O que se sabe é que ele foi muito usado na guerras do Japão feudal.

taiko

Taiko

()() (biwa) é outro instrumento de cordas que lembra um alaúde. Existe mais de um tipo de biwa, cada um com um número de cordas diferentes. Mas a versão “tradicional” tem quatro cordas. Uma curiosidade interessante é que, de acordo com o xintoísmo japonês, esse é o instrumento escolhido por Benten, a deusa da música.

biwa

Biwa

O トンコリ(tonkori) é um instrumento típico da ilha de (ほっ)(かい)(どう) (Hokkaidou), uma herança cultural dos povos アイヌ (ainu) que habitam a região. É um instrumento com cinco cordas, que lembra um pouco koto, porém é bem mais curto.

(しゃく)(はち) (shakuhachi) lembra uma flauta. É um instrumento de sopro feito de bambu, com cinco orifícios (um para o polegar, outros quatro para os demais dedos). Até onde se sabe, chegou ao Japão trazido pelos chineses. Hoje em dia, é muito usado em cerimônias do Zen Budismo.

shakuhachi

Shakuhachi

 

Naturalmente, há muitos outros que mereceriam destaque. Mas esses servem para aguçar sua curiosidade e ilustrar a imensa riqueza da música tradicional japonesa.

Por ora, confiram esse vídeo incrível de uma banda japonesa moderna que usa estes e outros instrumentos. A indicação foi do leitor Allan Giles.

 

E os instrumentos ocidentais no Japão?

É claro que, hoje em dia, todo e qualquer tipo de instrumento musical vindo do Ocidente pode ser encontrado no Japão. Mas por serem de origem estrangeira, a maioria deles tem seu nome importado de fora e escrito em katakana (o silabário usado para palavras não japonesas).

Bons exemplos são ピアノ (piano), ギター (gitaa, guitarra), ドラム (doramu, bateria), e ベース (beesu, contrabaixo).

Sentenças de exemplo

()(まえ)にピアノを()くのが()きです
Antes de dormir, gosto de tocar piano.

寝る é o verbo “dormir”. 前に significa “antes de”. ピアノ, conforme já vimos, significa “piano”, e 弾くé o verbo “tocar” no sentido de tocar um instrumento. のが好きです, após um verbo, significa “gostar de”.

(まつ)りで、(かの)(じょ)()()(えん)(そう)しました
No festival, ela tocou biwa.

お祭り é a palavra para “festival”. 彼女 significa “ela”, enquanto 琵琶 é o instrumento musical “biwa” que já estudamos. 演奏する também dá a ideia de “tocar um instrumento”, mas ao contrário da sentença anterior, aqui ele tem o sentido de “tocar em público”, ou “se apresentar perante o público”.

楽器(がっき)(かな)でるのは(むずか)しいです
Tocar um instrumento musical é difícil.

楽器 significa “instrumento musical”. 奏でる é outro verbo que também significa tocar um instrumento (particularmente instrumentos de corda). Como o tópico da frase é o verbo “tocar”, usa-se のは, e não は. E 難しい significa “difícil”.

もう(たい)()()いたくない
Não quero mais comprar um taiko.

太鼓 é o instrumento musical “taiko”. 買いたくない é a forma たくない, não querer, do verbo 買う, o verbo “comprar”. Ou seja: não querer comprar. O もう em uma sentença negativa, dá a ideia de “não mais”.

Gostou? Agora é hora de aprender mais japonês!

Gostou do artigo? Tem algum conhecimento para compartilhar? Você pode deixar o seu comentário abaixo ou inserir o seu e-mail para receber nosso livro digital Desvendando a Língua Japonesa, e assim começar a aprender japonês agora mesmo!

Últimos comentários
  1. Allan William 21 de Janeiro de 2016
    • Raquel 22 de Janeiro de 2016
  2. Fernanda Ataide 21 de Janeiro de 2016
  3. Jean Vitor 21 de Janeiro de 2016
  4. Jean Vitor 21 de Janeiro de 2016
  5. Silvio alves dos santos 21 de Janeiro de 2016
  6. Maya Tomokiyo 21 de Janeiro de 2016
  7. Reinaldo 25 de Janeiro de 2016
  8. luiz braga neto 25 de Janeiro de 2016
  9. Luigy Franchesco 30 de Maio de 2016
  10. Julio 24 de junho de 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *