As Estações do Ano em Japonês

postEstacoesAno-blog
Quando um brasileiro pensa em fazer turismo no Japão, é muito comum escolher com cuidado não apenas a cidade que será visitada, mas também a época do ano mais adequada, já que cada uma das quatro estações tem suas particularidades por lá.

Por isso, hoje trazemos mais informações e detalhes sobre as estações do ano no Japão para enriquecer seus conhecimentos e se apaixonar ainda mais pela Terra do Sol Nascente.

Diferenças

A primeira diferença entre as estações no Japão e no Brasil é bem óbvia: o Japão fica no (きた)(はん)(きゅう) (kitahankyuu, o Hemisfério Norte), então quando é inverno aqui, é verão lá – e vice-versa. Outro ponto importante é que no Brasil, às vezes, as estações são meio misturadas: é comum fazer frio no verão, ou calor no inverno, ou mesmo temperaturas bem amenas em todas as estações. Lá, o verão é realmente verão, o inverno é realmente inverno, etc.

As quatro estações

As quatro estações, ()() (shiki) ou (しゅん)()(しゅう)(とう) (shunkashuutou), possuem características distintas que fazem muitos turistas optaram por viajar nesta ou naquela época do ano para o Japão. Vamos conhecê-las com mais detalhes.

Primavera

(はる) (haru), a primavera. É nesta época (fim de março até junho) que tem início o (はな)() (minami), o costume japonês de contemplar o desabrochar das flores. O destaque fica por conta da flor de cerejeira, a famosa (さくら) (sakura, que também pode ser escrita 櫻). O florescimento da sakura é conhecido como (さくら)(ぜん)(せん) (sakurazensen).

Creditos: Perati Komson / Shutterstock.com

Creditos: Perati Komson / Shutterstock.com

No entanto, nem tudo são flores (literalmente). Há quem reclame que, hoje em dia, há mais pessoas interessadas em comer e beber durante o 花見 do que em ver as flores realmente. Daí surgiu o ditado (はな)より(だん)() (hana yori dango), que significa algo como “Bolinhos em vez de flores”.

Verão

(なつ) (natsu), o verão. É um período de muitas chuvas, tendo até o termo (つゆ)雨 (tsuyu) para se referir a essa época. Devido às altas temperaturas (em média de 30°C a 35°C), os japoneses costumam usar o período para ir às praias. Também é um período como muitos shows de fogos de artifícios, (はな)() (hanabi), além de vários (まつり) (matsuri, a palavra deles para “festival”).

japao-verao

Outono

(あき) (aki), o outono. É a época em que as folhas das árvores mudam de cor, adquirindo tons de amarelo, laranja e vermelho. Esses espetáculo é tão bonito que existe até uma tradição similar à do 花見, que é o (もみ)()()り (momijigari, a visualização da queda das folhas de outono). Há também outros festivais neste período, dentre os quais se destaca o (つき)() (tsukimi, o festival da lua cheia de outono).

japao-outono

Credito: WorldWide / Shutterstock.com

Inverno

(ふゆ) (fuyu), o inverno. A principal data festiva desta época é o お(しょう)(がつ) (oshougatsu), que é na verdade as comemorações de ano novo. Também há quem chame essa época de (ふゆ)(やす)み (fuyu yasumi, literalmente: “feriados de inverno”).

japao-inverno

Visualmente, o inverno japonês é bonito, devido à neve (mais intensa na região norte do país) e devido à iluminação de ruas e parques neste período.

Sentenças interpretadas

(ぼく)(いち)(ばん)()きな()(せつ)(なつ)です
Minha estação favorita é o verão.

僕の é o pronome “meu” ou “minha”. Já a expressão 一番好きな significa “favorito”, “preferido”, “aquele que mais gosto”. A palavra 季節 significa “estação (do ano)”. E 夏, conforme já aprendemos, é verão.

今年(ことし)(あき)()(どお)しい
Mal posso esperar pelo outono deste ano.

今年 significa “este ano”, e 秋, conforme já vimos acima, significa “outono”. A expressão 待ち遠しい dá a ideia de “mal posso esperar” ou “estou ansioso”.

(ふゆ)はすごく(さむ)かったと(おも)います
Eu acho que o inverno foi muito frio.

Já aprendemos que 冬 significa “inverno”. すごく dá a ideia de “muito”, “bastante”. 寒かったé o adjetivo 寒い no passado, significa “estava frio”. 思います é o verbo “achar”, “pensar”.

Gostou? Agora é hora de aprender mais japonês!

Gostou do artigo? Tem algum conhecimento para compartilhar? Você pode deixar o seu comentário abaixo ou inserir o seu e-mail para receber nosso livro digital Desvendando a Língua Japonesa, e assim começar a aprender japonês agora mesmo!

Últimos comentários
  1. Caio Queiroz 6 de dezembro de 2015
  2. Danilo 6 de dezembro de 2015
  3. Eliane 7 de dezembro de 2015
  4. Luzineide dos Santos de Carvalho 28 de dezembro de 2015
  5. Jéssica 7 de Janeiro de 2016
  6. Larissa 17 de Fevereiro de 2016
  7. Rebecca 18 de Abril de 2016
  8. Jenocy da Silva Figueiredo 3 de julho de 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *