As Séries Tokusatsu No Japão

postAsSeriesTokusatsuNoJapao-blog
Hoje falaremos sobre as séries japonesas de ação e efeitos especiais, muitas das quais já foram exibidas no Brasil.

O que é um tokusatsu?

A palavra tokusatsu とくさつ é uma redução da palavra とくしゅさつえい (tokushusatsuei), que significa literalmente “gravação/filmagem especial”. Hoje, o termo tokusatsu é utilizado especificamente para se referir aos heróis (muitas vezes coloridos) que se transformam e combatem o mal em suas diversas formas.

Quais os principais tokusatsus a passar no Brasil?

Um dos mais antigos a passar no Brasil foi National Kid (ナショナルキッド, Nashionaru Kiddo), que estreou no Japão em 1.960. Também muito antigo tivemos Ultraman (ウルトラマン) e Ultraseven (ウルトラセブン), exibidas originalmente no Japão no fim da década de 60.

Mas o grande “boom” dos tokusatsus no Brasil se deu no final dos anos 80 e começo dos anos 90, período no qual mais de uma dúzia de tokusatsus foram exibidas na TV aberta brasileira, a grande maioria na extinta rede Manchete.

Dentre as muitas séries, destacam-se as até hoje lembradas:

  • Jaspion (きょじゅうとくそうジャスピオン Kyojuu Tokusou Jasupion, literalmente, Investigador de Monstros Jaspion)
  • Black Kamen Rider (no original めんライダーブラック, Kamen Raidaa Burakku)
  • Changeman, (no original でんげきせんたいチェンジマン, Dengeki Sentai Changeman, no Brasil chamado de Esquadrão Relâmpago Changeman)
  • Flashman (no original, ちょうしんせいフラッシュマン、Choushinsei Furasshuman, literalmente Supernova Flashman)
  • Jiraiya (かいにんじゃせんジライヤ, Sekai Ninja Sen Jiraiya, literalmente, Guerra Mundial Ninja Jiraiya)
  • Jiban (どうけいジバン、Kidou Keiji Jiban, aqui no Brasil chamado de Policial de Aço Jiban)

Depois desse período, foram exibidas no Brasil também as séries Ryukendou (だんせんリュウケンドー) e Ultraman Tiga (ウルトラマンティガ). Nos dias de hoje, é possível encontrar mais séries e filmes tokusatsus nos sites de streaming Netflix e Crunchyroll.

Os tokusatsus atualmente no Japão

Como a indústria do entretenimento no Japão é muito forte, os tokusatsus continuam firmes e fortes. As seguintes franquias ainda continuam em exibição:

  • Super Sentai (スーパーせんたい , Suupaa Sentai, literalmente Super Esquadrão), exibidos há exatos quarenta anos são os esquadrões coloridos, normalmente com cinco integrantes, um de cada cor, e um robô gigante. Além de seguirem firme no Japão, os Sentais têm suas cenas de ação negociadas e adaptadas gerando a série de heróis ocidentais conhecida como Power Rangers.
  • Kamen Rider (めんライダー , Kamen Raidaa), em exibição no Japão há exatos 45 anos, eles no passado eram heróis que se metamorfoseavam em seres parecidos com gafanhotos para combater o mal. Hoje, os conceitos mudaram e a franquia se diversificou, havendo Riders de todos os tipos, todos os anos.
  • Franquia Ultra: em exibição há exatos 50 anos, os Ultra são heróis gigantes que confrontam monstros igualmente gigantes para proteger a Terra. Embora possa parecer algo simples e infantil, muitos deles têm roteiros bastante elaborados e complexos.

Nos anos 90, a franquia Metal Hero foi descontinuada, não havendo expectativa de retorno. A essa franquia pertence o tão aclamado no Brasil Jaspion.

E você já assistiu a algum tokusatsu?

Sentenças de exemplo

おおきくなったらめんライダーになりたい
Quando eu crescer, quero ser um Kamen Rider.

大きくなったら pode ser entendido como uma expressão que significa “quando crescer”. 仮面ライダー significa “Kamen Rider”. なりたい é a forma たい do verbo なる, o verbo tornar-se, significando “querer se tornar” ou “querer ser”.

さいしゅうかいたか
Você viu o último episódio?

最終回 quer dizer “último episódio”. 見たé o passado de 見る, o verbo “ver”.

どれがいちばんきなせんたいですか
Qual seu Sentai favorito?

どれが pode ser entendido como “qual”, em uma situação em que haja mais de duas opções. 一番好き quer dizer “favorito”, ou, literalmente, “o que mais gosta”. 戦隊 é o nome da franquia Sentai.

Gostou? Agora é hora de aprender mais japonês!

Gostou do artigo? Tem algum conhecimento para compartilhar? Você pode deixar o seu comentário abaixo ou inserir o seu e-mail para receber nosso livro digital Desvendando a Língua Japonesa, e assim começar a aprender japonês agora mesmo!

Últimos comentários
  1. Lanthys 17 de maio de 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *