Como maximizar seu aprendizado de japonês

Vivemos hoje na melhor época da história para aprender japonês e outras línguas, isto por causa da facilidade de encontrar conteúdo em outros idiomas na internet. Hoje é extremamente fácil conseguir vídeos em japonês na internet, livros e artigos.

postMaximizeSeuAprendizado-fb

Só no YouTube, você pode encontrar dezenas de aulas de japonês, como por exemplo em nosso canal, mas também em inúmeros outros.

Por outro lado, isto faz com que vários estudantes fiquem perdidos em relação a por onde começar e qual linha seguir, justamente por causa da abundância de informações. Há tanta coisa disponível que ficamos perdidos sobre o que fazer. Recebo constantemente e-mails de estudantes relatando isso.

Este artigo visa ajudá-lo a organizar os seus estudos e minimizar este problema.

E como era antes?

Há pouco tempo atrás, a internet era mais precária. Ao pesquisar sobre um assunto, você encontrava poucos sites que a ofereciam, além de que o acesso era muito caro. Lembro que até para visualizar letras japonesas no computador, precisávamos de programas especiais.

Também tínhamos que recorrer a bibliotecas, onde encontraríamos dois ou três livros sobre o assunto e tínhamos que escolher um para utilizar.

Esta escassez de conteúdo não era boa, mas por outro lado, nos forçava a valorizar o material disponível. Só para exemplificar, o curso de japonês presencial que eu fazia não era dos melhores, mas era a única opção que eu tinha, então eu buscava extrair o máximo dele, e esse foco me fazia aprender.

Tipos de materiais de japonês

Podemos classificar os materiais de japonês disponíveis em duas categorias, sendo uma os materiais feitos para estudantes de japonês, e outra os materiais nativos.

Os materiais nativos são conteúdos feitos pelos japoneses para os próprios japoneses. Como por exemplo:

  • Programas de TV (dramas, animes, filmes)
  • Livros
  • Revistas
  • Mangás
  • Websites

O ideal é que você consuma este tipo de conteúdo sempre, em paralelo ao seu estudo formal. O seu objetivo é elevar o seu japonês até um ponto em que você estude apenas com este tipo de material, não dependendo mais de explicações em outra língua.

Depois, temos os materiais feitos para estudantes de japonês, que é por onde você deve começar.

  • Cursos de japonês presenciais
  • Cursos de japonês online
  • Apostilas de japonês
  • Blogs e páginas sobre japonês

Este é o tipo de material feito para os estrangeiros que estão aprendendo japonês, onde a língua japonesa é explicada de forma mais técnica e com um nível de dificuldade mais gradual. Se você não sabe absolutamente nada de japonês, é por aqui que deve começar, para assim que possível, começar a consumir os conteúdos nativos em paralelo.

Como maximizar o uso dos materiais

O melhor a fazer é pegar o melhor dos dois mundos. Aproveitar a abundância de conteúdo existente hoje, mas escolher um que seja de seu agrado e tratá-lo como se fosse escasso e raro. Seguir do começo ao fim, esquecendo da existência do resto (ou utilizá-los somente para pesquisar um ponto específico).

Escolha um material feito para estudantes de japonês e “roa até o osso”, estudando do começo ao fim. Em paralelo, crie um ambiente de imersão utilizando conteúdos nativos, hoje disponíveis em abundância na internet.

Se você está perdido, comece pelo nosso livro Desvendando a Língua Japonesa. Ele está vinculado a um curso em vídeo no YouTube, de modo que conforme você avança, terá vídeo-aulas para acompanhar junto com a leitura. Após estudar o livro por inteiro, você estará preparado para escolher outro material.

Clique aqui para fazer o download do livro

Após terminarmos um material, podemos fazer o mesmo com o outro, que seja um pouco mais avançado ou complementar. O que não pode é ficar patinando para lá e para cá!

Outra coisa que irá lhe ajudar é definir metas diárias. Esta meta pode ser em quantas páginas você lerá todos os dias, quantos vídeos assistirá ou até mesmo quantas horas dedicará ao japonês. Definir metas e cumpri-las nos trás um sentimento de progresso, aumentando a motivação para continuar aprendendo.

Escolha um programa, um livro, um material ou um curso e dê valor a ele. Esqueça o resto por um tempo. Existem sim alguns materiais melhores do que outros, mas teremos melhores resultados se esquecermos disso e mantivermos o foco através de uma linha.

Desta forma, você deixará de patinar e seus estudos começarão a progredir!

Estamos na melhor época da história para aprender japonês, aproveite!

Últimos comentários
  1. vinicius 19 de junho de 2014
  2. Paulo Edson 23 de setembro de 2014
  3. Lucas 23 de dezembro de 2014
  4. mateus 12 de janeiro de 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *